Prémios W 2014: Nomeados para Melhor Garrafeira (Loja de Vinhos) do Ano

Em Portugal não existem cadeias de retalho especializado em vinhos, como acontece no Reino Unido ou em França (Para além das algarvias Garrafeiras Soares, surgiu, há poucos anos, o projecto multiregional dos espaços Wine o’Clock).

Cada cidade tem as suas garrafeiras de bairro, muitas delas com atividades regulares de prova de novidades, jantares vínicos, cursos de iniciação à prova de vinhos e um atendimento esclarecido. O vinho é um produto multifuncional, enraizado na nossa dieta mediterrânica e na cultura gastronómica; talvez por fazer parte de um cabaz de compras mais amplo estas lojas especializadas perderam o cliente do vinho de consumo regular na Moderna Distribuição, ou seja, nos hipers e supers.

Aquilo que posso testemunhar é que as garrafeiras ganhadoras têm um entusiasta do vinho como gestor, um enófilo com muitas viagens aos países vinhateiros e às nossas regiões e produtores, com presença assídua nas principais feiras, com sucesso na dinamização de uma tertúlia interessada, coesa e participativa nos vários eventos vínicos (jantares, conversas, provas cegas, provas comentadas) que a sua loja promove - esse é fator-chave de sucesso e de diferenciação; essas são as lojas onde me sinto abençoado. O fator tinha que ser humano, ou não fosse o vinho a mais humana das bebidas.

Nomeados para Melhor Garrafeira (Loja de Vinhos) do Ano

- Dom Vinho

- Estado Líquido

- Garrafeira Campo de Ourique

- Garrafeira 5 Estrelas

- Garrafeira Gaveto

- Garrafeira Tio Pepe

- Garrafeira Veneza

- Garrafeira Vinogrande

- Latina Adega