Vertente 2016

PDFImprimirEmail
Douro - Tinto
Classificação: Ainda não foi avaliado
Produtor: Niepoort
Ano de Colheita: 2016
Grau Alcoólico: 12,5%
Castas: Tinta Roriz, Touriga Franca e outras
Garrafa: 750 ml
Prémios: Robert Parker 91/100

Preço:
11,90 €
Descrição

O Vertente é um vinho de grande elegância e complexidade, que conjuga de forma magistral a fruta e concentração dos vinhos do Douro com a frescura dos vinhos da Niepoort.

As uvas para o Vertente são provenientes de vinhas velhas com mais de 60 anos, situadas na margem direita do rio Douro e de uma pequena parte de vinhas com cerca de 30 anos plantadas no vale do Rio Tedo, na Quinta de Nápoles.

Vinificação: 2016 ficou marcado por uma Primavera fria e chuvosa – com inevitável impacto no ritmo de crescimento e desenvolvimento vegetativo das plantas – a que se seguiu um Verão extremamente seco e com marcadas amplitudes térmicas diurnas e noturnas.

Com início em meados de Agosto, a vindima prolongou-se até ao final de Setembro. Após criteriosa seleção, as uvas são depositadas em cubas troncocónicas de inox, aí iniciando o seu processo de fermentação, com maceração e extração bastante curtas.

Concluída esta fase do processo, o vinho iniciou a sua fermentação maloláctica em barricas de carvalho francês, permanecendo em estágio durante cerca de 20 meses.

O engarrafamento teve lugar em Junho de 2018.

Notas de Prova Bonita cor ruby, com boa concentração. No aroma mostra-se jovem, rico e complexo com notas de pimenta preta combinadas com frutos vermelhos e silvestres, onde se destacam a ameixa e a cereja. A madeira mostra-se bem casada com algumas notas fumadas. Mostra ainda aromas minerais de pedra molhada. Na boca tem garra e nervo, é complexo e tem uma boa estrutura. É porém fino e elegante. Taninos muito bem integrados, com boa acidez que lhe confere um final de boca longo e muito agradável e que deixa adivinhar uma boa evolução em garrafa.

Comentários

Ainda não há comentários para este produto.