Cistus Grande Reserva 2009

PDFImprimirEmail
Douto - Tinto
Classificação: Ainda não foi avaliado
Produtor: Quinta do Vale da Perdiz
Ano de Colheita: 2009
Grau Alcoólico: 16%
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz
Garrafa: 750 ml
Enólogo: Manuel Areal
Prémios: Medalha de Ouro no Challenge International du Vin 2016

Preço:
22,90 €
Descrição

O Grande Reserva produz-se apenas em anos excepcionais. Após a vinificação os lotes são avaliados regularmente durante o estágio em barrica. Os melhores lotes vão sendo seleccionados e após a análise final dos mesmos é tomada a decisão de engarrafar sob a marca Grande Reserva.

Colheitas: 2000, 2004 e 2008

Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz

Vinificação: A vinificação é feita em cubas de aço inox com controle de temperatura e com recurso a um “turbo-pigeur” para as remontagens o que permite uma ex-tracção suave de taninos. Depois de uma curta maceração pós fermentativa, o vinho é submetido a estágio. Colado com claras de ovo e após uma ligeira filtração, o lote é engarrafado.

Estágio: Barricas novas de carvalho francês.

Sugestões: Acompanha preferencialmente pratos de carne, caça e queijos curados. Deverá ser decantado e servido à temperatura de 16º C para revelar todas as suas qualidades.

Prémios / Colheita 2004:
• Vinalies Internationales 2007 – Troféu Vinalies Internationales

Na boca é carnudo e parece que estamos a comer uma tablete de chocolate de tão compacto que é. É um vinho que custa a cortar, com sabor espesso a fruta madura e com um residuo de aguardente por debaixo, misturado com madeira tostada. Sabe no fim a compota escura meia doce.

Final longo.

Muito bom. Este é daqueles que dá um imenso prazer a beber. Há quem goste de esperar um pouco mais para ficar mais macio, mas eu gosto dele assim.

 

Comentários

Ainda não há comentários para este produto.