Quinta do Couquinho Grande Reserva 2009

PDFImprimirEmail
Douro - Tinto
Classificação: Ainda não foi avaliado
Produtor: Quinta do Couquinho Sociedade Agricula.
Ano de Colheita: 2009
Grau Alcoólico: 14,5%
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão.
Garrafa: 750ml
Enólogo: João Brito e Cunha
Prémios: Prémios: MEDALHA DE OURO — Catavinum World Wine & Spirit Competition 2014 MEDALHA DE PRATA — Prowein Premium Select Wine Challenge 2012 MEDALHA DE PRATA — International Wine and Spirits Competition 2012 MEDALHA DE PRATA — Decanter World Wine Awards 2012 MEDALHA DE BRONZE — International Wine Challenge 2012

Preço:
45,90 €
Descrição

Couquinho, o vinho que no idioma local do Alto Douro significa “um local de difícil acesso”, é produzido numa das quintas da família Melo Trigo há mais de dois séculos. Muitas das quintas outrora pertencentes à família estão, bem como a Quinta do Couquinho, situadas no Vale da Vilariça onde as lendas e histórias locais aparecem interligadas à família.

As uvas foram vindimadas à mão, no seu ponto ideal de maturação, pretendendo-se que apresentem uma maturação pujante, conduzindo a maiores concentrações aromáticas e polifenólicas. A vinificação foi feita em lagar, com pisa a pé com fermentação em cubas inox, permitindo assim que os constituintes de qualidade presentes nas películas das uvas bem maduras, passassem suavemente para o vinho, com ligeiras remontagens e macerações prolongadas. Estágio: após a fermentação maloláctica o vinho estagiou em barricas novas de Carvalho Francês – Taransaud e François Frères – de 225 e 300 litros durante 14 meses.

Cor profunda e intensa e com uma acidez muito fina, este vinho apresenta uma complexidade de boca muito agradável, resultado das vinhas mais velhas da propriedade e do estágio feito apenas em madeira de carvalho francês nova.

Prémios:

MEDALHA DE OURO — Catavinum World Wine & Spirit Competition 2014

MEDALHA DE PRATA — Prowein Premium Select Wine Challenge 2012

MEDALHA DE PRATA — International Wine and Spirits Competition 2012

MEDALHA DE PRATA — Decanter World Wine Awards 2012

MEDALHA DE BRONZE — International Wine Challenge 2012

Comentários

Ainda não há comentários para este produto.