Quinta Vale D. Maria "Vinha da Francisca" 2012

PDFImprimirEmail
Douro - Tinto
Classificação: Ainda não foi avaliado
Produtor: Van Zellers & Co.
Ano de Colheita: 2012
Grau Alcoólico: 14,5%
Castas: Tinta Francisca, Touriga Franca, Sousão, Rufete e Touriga Nacional.
Garrafa: 750 ml
Enólogo: Cristiano van Zeller / Sandra Tavares da Silva / Joana Pinhão / Mariana Brito.

Preço:
67,50 €
Descrição

Desde 1996, a nossa primeira vindima na Quinta Vale D. Maria, constatámos características únicas em cada parcela de vinhas. Todas e cada uma têm uma história para contar. Em 2004, ano do 18º aniversário da nossa filha Francisca, plantámos a Vinha da Francisca com a antiga e "familiar", Tinta Francisca (casta pela primeira vez plantada em Portugal, no Douro em 1756, na Quinta de Roriz - quinta da famíla van Zeller até 2009), com Touriga Franca, Sousão, Rufete e Touriga Nacional.

Todas as uvas do Quinta Vale D. Maria “Vinha da Francisca” são pisadas em lagares e fermentam depois durante 7 a 10 dias a temperaturas de 22° a 27°. Os vinhos são tirados a limpo para barricas no vas de carvalho francês Allier de 225L (François Frères, Taransaud, e outros), onde se processa a fermentação maloláctica. A selecção final de barricas e a composição do lote processou-se em Junho de 2013. O vinho é normalmente engarrafado duas ou três semanas depois.

Os Tintos da Quinta Vale D. Maria têm grande profun didade de cor, violeta escuro, com enorme concentração de aroma de frutos vermelhos maduros, cereja negra e ameixa, aos quais se segue a elegância do tradicional toque de framboesa dos vinhos do Vale D. Maria. O envelhecimento em barricas de carvalho francês concentra os taninos bem amadurecidos originais e suaviza o seu poder, originando um vinho muito elegante, com grande equilíbrio e subtileza, terminando longo e frutado.

Tinto composto de uvas 50% Sousão, 20% Touriga Nacional, 15% Touriga Franca, 10% Rufete e 5% Tinta Francisca, todas pisadas em lagar, com estágio de 21 meses em barricas de carvalho francês 65% novas. Mostra complexos aromas de frutas negras maduras acompanhadas de notas florais, de ervas frescas, de especiarias e de couro. Tenso e sedoso ao mesmo tempo, tem taninos de excelente textura, gostosa acidez e final longo e cheio, com toques de grafite.

Comentários

Ainda não há comentários para este produto.