Hacienda Monasterio 2018

PDFImprimirEmail
Ribera del Duero - Tinto
Classificação: Ainda não foi avaliado
Produtor: Bodegas Hacienda Monasterio
Ano de Colheita: 2018
Grau Alcoólico: 15%
Castas: 80% Tinto fino, 10% Cabernet sauvignon, 10% Merlot
Garrafa: 750 ml
Enólogo: Peter Sisseck
Prémios: 95 Tim Atkin - 93 Parker

Preço:
37,80 €
Descrição

Hacienda Monasterio Crianza é um vinho tinto da Bodegas Hacienda Monasterio, no D.O. Ribera del Duero. Hacienda Monasterio é uma das grandes vinícolas de Ribera del Duero, à frente das operações está Peter Sisseck, o conhecido enólogo dinamarquês que criou o Pingus, um dos melhores vinhos espanhóis da história.

Além disso, as vinhas da adega estão localizadas numa zona privilegiada do D.O., entre Pesquera e Valbuena del Duero. É a famosa "milha de ouro", conhecida pelas características excepcionais do terroir e por agrupar ao seu redor algumas das melhores adegas de Espanha.

A Hacienda Monasterio Crianza é feita a partir da variedade Tinto Fino (a mais representativa da Ribera), complementada com uma pequena percentagem das variedades Cabernet-Sauvignon e Merlot. As uvas provêm de vinhas numa só propriedade, com solos muito calcários que conferem grande finesse e elegância ao vinho. Além disso, a orientação sul das vinhas favorece o amadurecimento da uva e os baixos rendimentos das vinhas contribuem para que tenha uma grande capacidade aromática e um mosto altamente concentrado.

O cultivo da vinha é ecológico, não são utilizados pesticidas ou herbicidas ou qualquer tipo de fertilizante químico que possa ter um impacto negativo no meio ambiente. Desta forma, a atividade biológica natural do solo mantém-se intacta, permitindo à vinha expressar a verdadeira identidade do seu meio.

As uvas são colhidas totalmente à mão e transportadas para a adega em pequenas caixas de plástico. Uma vez na adega, são seleccionados apenas os cachos que se encontram nas melhores condições. Para a produção da Hacienda Monasterio Crianza, após desengace total, as uvas maceram durante 24 dias. Posteriormente, procede-se à fermentação apenas com as leveduras naturais da própria vinha.

Após a vinificação, Hacienda Monasterio Crianza passa 17 meses em barricas de carvalho francês Allier (30% barricas novas e 70% barricas de 3 vinhos) com estantes a cada 3 meses.

Depois de um inverno seco, a primavera chegou carregada de chuvas, permitindo armazenar essa água tão necessária durante todo o verão extremamente seco.As baixas temperaturas da primavera retardaram o surgimento da videira, iniciando o ciclo vegetativo tardiamente.Atraso que foi regulado pelas elevadas temperaturas registadas nos meses de julho e agosto, a ponto de atrasar a maturação nas vinhas mais jovens A vindima de 2016 quebrou o recorde de produção da vindima de 2014, e não só na produção, mas também naqualidade devido às condições climáticas imbatíveis e à excelente saúde das vinhas.Os vinhos desta vindima apresentam-se com muito volume, com boa capacidade para enfrentar o tempo, com redondeza e taninos espectaculares.Uma reminiscência vintage do final dos anos 80 e início dos anos 90.

Comentários

Ainda não há comentários para este produto.